29 setembro 2012

Como se desfazer da tralha?


Depois de decidir a desfazer-me da tralha, foi necessário saber o que fazer com ela. Primeiro que tudo, seleccionar o que é tralha e o que não é tralha. No meu caso, como tinha acabado de realizar uma mudança tinha em mente o que tinha a mais e o que tinha em dose certa. Mas mesmo que não tivesse realizado a mudança, penso que dez minutos a passear pela casa seriam suficientes para perceber o que está a mais.

Tinha muita roupa que quase não usava, muita papelada, muitos livros, muita electrónica que não usava e no geral, algum lixo. Começei por desfazer de alguns objectos através da venda em sites de leilão. Já tinha por hábito usar vários sites desses para as minhas compras, mas desta vez experimentei o outro lado, enquanto vendedor.

Registei-me no Miau e publiquei uns anúncios. Um género de venda de verão. Lembro-me que vendi computadores antigos, alguns acessórios de electrónica e alguma roupa. Fiz a experiência durante dois meses e foi uma positiva. Livrei-me de objectos que apenas apanhavam pó e pelo meio recebi perto de 300 euros. Não é muito mas é melhor que zero.

Mais tarde voltei a repetir este tipo de vendas, usando o OLX em complemento ao Miau e é algo que mantenho como hábito regular. Naturalmente, nem tudo é fácil. Muitos objectos demoram vários meses até serem vendidos e é preciso tentar não cair no erro de perder muito tempo com a logística.

Para a papelada, perdi um dia a filtrar o que era necessário ou não. Seria óptimo conseguir digitalizar tudo e enviar para o lixo tudo, mas já passei pela experiência da digitalização nos meus tempos académicos e é algo que não pretendo não repetir. Ou pelo menos, enquanto não arranjar uma solução rápida para isso.

Muitos objectos foram também doados. A maioria da roupa com que não fiquei foi doada, assim como alguns livros que achei difíceis de vender.

Como tudo o resto, ainda hoje continuo a desfazer-me do que é desnecessário. Mas talvez seja a hora de estabelecer um limite e simplesmente doar ou deitar fora o que não consigo vender, caso contrário, nem daqui a dez anos estou livre da última peça de tralha.

Sem comentários:

Enviar um comentário