29 setembro 2012

Como se desfazer da tralha?


Depois de decidir a desfazer-me da tralha, foi necessário saber o que fazer com ela. Primeiro que tudo, seleccionar o que é tralha e o que não é tralha. No meu caso, como tinha acabado de realizar uma mudança tinha em mente o que tinha a mais e o que tinha em dose certa. Mas mesmo que não tivesse realizado a mudança, penso que dez minutos a passear pela casa seriam suficientes para perceber o que está a mais.

Tinha muita roupa que quase não usava, muita papelada, muitos livros, muita electrónica que não usava e no geral, algum lixo. Começei por desfazer de alguns objectos através da venda em sites de leilão. Já tinha por hábito usar vários sites desses para as minhas compras, mas desta vez experimentei o outro lado, enquanto vendedor.

23 setembro 2012

Uma vida sem tralha


Vivemos rodeados de coisas, de objectos, de porcarias que compramos, de coisas que nos dispersam, que nos distraem, objectos que não nos completam e nos afastam do que queremos.

Foi algo que sempre me fez muita confusão quando crescia. Via na minha familia e nos meus amigos situações que não faziam muito sentido. A Maria com os seus armários de loiças que nunca usa mas que perde o domingo inteiro a limpar. A Luísa, que têm uma sala de jantar que nunca usa. O João que guarda a papelada todas dos ultimos 20 anos, que nunca mais vai voltar a usar. A Madalena que tem um armário de roupa que não usa e não irá voltar a usar, mas passa a primeira semana de férias a lavar, engomar e arrumar tudo, nas suas limpezas de verão. E eu, que apesar de muito contido, acumulava objectos desnecessários.