17 outubro 2012

Para uma maior frugalidade: pesquisar e comparar



No meu último post falei aqui sobre um dos hábitos que inclui na minha vida. Vou aqui falar um pouco do segundo hábito: pesquisar (e comparar)!Parece também muito óbvio, mas não é. Ou pelo menos, não era um hábito que seguia constantemente. Por natureza, a maioria das pessoas não pesquisa muito antes de tomar uma decisão. Quero comprar uma máquina fotográfica? Vou à loja, vejo os preços, escolho uma do preço médio e está comprado.

Compreendo que algumas pessoas prefiram esta liberdade de escolha sem pensar, mesmo que não façam o melhor negócio, mas agora que tenho este hábito já passei por várias situações em que a diferença de valores entre o melhor negócio e o negócio habitual é tão grande que já não consigo dispensar esta forma de pensar. Na verdade, nem com outras pessoas consigo largar este hábito.

12 outubro 2012

Viver de forma frugal - uma questão hábito ?



Quanto mais vivo (e convivo) com a frugalidade, mais tenho a certeza que a frugalidade se atinge com um pouco de hábito. Não falo aqui de um hábito forçado, mas sim um hábito que está entranhado em nós, nas nossas acções e pensamentos.

Existem dois hábitos que adquiri e que já não dispenso. O primeiro hábito é fazer contas e o segundo hábito é pesquisar. Parece simples, certo ? Mas por estranho que pareça, não é algo que as pessoas façam habitualmente. Vou aqui falar deste meu primeiro hábito.

06 outubro 2012

Viver sem televisão


Existe uma forma fácil de ganhar mais horas no dia: desligar a televisão. Não será fácil, é certo, mas se pensarmos na falta de tempo que temos e nas horas que passamos por dia em frente à televisão, começamos a perceber que algo está errado.

Como qualquer pessoa, sempre vi muita televisão. Horas e horas por dia, muitas vezes em modo vegetativo. Torna-se um hábito e muitas vezes nem percebemos do número de horas que gastamos. Chegar a casa ao início da noite, liga-se a televisão enquanto se faz o jantar, vê-se televisão enquanto se janta, tratam-se dos afazeres enquanto se ouve a televisão e acaba-se a noite no sofá, à espera daquela série ou aquele filme. E lá se foram duas horas.