02 janeiro 2013

Um novo ano


O ano novo é sempre um período de reflexão e de tomar novas decisões. Eu não fujo à regra e gosto sempre de pensar um pouco no ano que passou e no novo novo. Seis anos atrás começei com o hábito de escrever numa folha de papel um conjunto de decisões para o novo ano. Desde então não perdi esse hábito e a minha esposa já adoptou também esse hábito para ela.

Creio que agora o faça mais por tradição. Gosto sempre de ir à lista do ano passado e riscar da listar o que fiz ou não fiz. Normalmente passo tudo o que não fiz para a lista do novo ano e acrescento mais umas decisões.

Olhar para as listas dos últimos seis anos faz-me pensar no quanto mudei e no quanto mudou a nossa vida. Percebo agora como era infeliz na minha vida profissional, com vários anos seguidos a ter na minha lista “mudar de emprego”. Percebo como deixei de pensar tanto em bens materiais e deixou de existir na minha lista decisões como “comprar carro”.

Passei também a simplificar em número de decisões. Começei por ter uma lista impossível de cumprir como mais de 20 decisões. Hoje, não escrevo mais do que 8 decisões. Começo a descobrir o meu ritmo. Não me preocupo-me se não cumpro uma decisão, pois sei que a vida decorre para além destas decisões.

Acima de tudo, tento manter a vida simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário