06 outubro 2012

Viver sem televisão


Existe uma forma fácil de ganhar mais horas no dia: desligar a televisão. Não será fácil, é certo, mas se pensarmos na falta de tempo que temos e nas horas que passamos por dia em frente à televisão, começamos a perceber que algo está errado.

Como qualquer pessoa, sempre vi muita televisão. Horas e horas por dia, muitas vezes em modo vegetativo. Torna-se um hábito e muitas vezes nem percebemos do número de horas que gastamos. Chegar a casa ao início da noite, liga-se a televisão enquanto se faz o jantar, vê-se televisão enquanto se janta, tratam-se dos afazeres enquanto se ouve a televisão e acaba-se a noite no sofá, à espera daquela série ou aquele filme. E lá se foram duas horas.

Quando mudei para a minha primeira casa, tinha já a ideia de não ter televisão e as condições ajudaram nesse sentido. Tinhamos um televisão velha, com uma daquelas antenas interiores que não nos deixavam ver quase nada. Por via da necessidade, comecámos a viver sem televisão. Passado alguns meses comprou-se um leitor de DVD e a televisão passou a ser usada duas vezes por semana, apenas para ver uns filmes. Para mim, era o cenário ideal.

Passado cerca de um ano da mudança e já com as obras da casa concluidas, ofereçeram-nos uma televisão. Não demorou muito até cair nos velhos hábitos e a televisão voltou a fazer parte da rotina. E voltou-se a vegetar cá por casa. Creio que ainda andámos uns dois anos assim, até começarmos novamente a tentar retirar a televisão da nossa vida. Desta vez não foi tão fácil. Custou um pouco mais largar o hábito.

Algures nessa fase comprei um portátil novo e fiquei com um portátil antigo sem uso. Liguei-o à televisão e fiz dele um media center. Rapidamente nos habituámos a esta nova forma de consumir televisão e música. Estivemos cerca de um ano com esta solução, mas à seis meses atrás, desliguei e vendi o computador. Ainda nos estamos a habituar. Eu talvez mais habituado que a minha esposa que sente ainda a falta da televisão. Continuamos a consumir filmes e séries, mas de uma forma mais razoável. Não passamos horas em frente à televisão todas as noitas. Quando queremos, liga-se um portátil à televisão e vemos um filme. É algo que fazemos duas a três vezes por semana e durante o resto do tempo, aproveitamos as horas da noite nos nossos projectos e na nossa vida.

Ainda não sei se esta será uma mudança para o resto da vida ou se é algo temporário, mas por agora, sei dizer que os dias parecem maior e fazemos muito mais no dia-a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário