30 agosto 2012

Um minimalista numa família nada minimalista


Continuando no tema do modo de vida minimalista, convenhamos desde já que este modo de vida é mais adequado ao estilo de vida do jovem solteirão sem grandes responsabilidades. Ou pelo menos, existe uma maior probabilidade de sucesso.

Quem já tenha visitado outros sites de minimalistas não pode ter deixado de perceber que muitos deles se encontram nessa situação. Mas não é o caso de todos. Alguns minimalistas, por exemplo o Josh, conseguem viver com sucesso um estilo de vida minimalista com a sua esposa e os seus filhos.

22 agosto 2012

O modo de vida minimalista


Existem várias noções do que é o estilo de vida minimalista. Não tem nada a ver com o movimento de arte minimalista, não é viver com o minimo possível ao estilo homem das cavernas nem é uma nova forma de pobreza.

O modo de vida minimalista é viver com o essencial, com o que é realmente necessário, de forma a dar espaço e tempo para aquilo que nos é realmente importante na vida.

11 agosto 2012

Poupar nos livros


Os livros tendem a ser uma parte delicada do corte de despesas e da arrumação da casa. Habituamo-nos a eles, a vê-los na estante, a comprar novos livros que aterram na mesa de cabeçeira ou andam connosco durante o dia, para matar tempos mortos.

Sabia que tinha de cortar algo nesta despesa também. Com pouco mais de apenas um livro por mês, estava a gastar cerca de 300 euros por ano em livros. E por mais que eu goste de os ler, existe qualquer coisa de pouco económico em gastar 20 euros num livro, para o ler num fim-de-semana e para todo o sempre ocupar um espaço numa prateleira ou armário do Ikea.