15 julho 2012

Comida fora de casa



Existe um truque facil para não gastar dinheiro fora de casa: não levar dinheiro para a rua.

Mas no dia-a-dia não funciona bem assim. Havia uma despesa que eu tinha a certeza que conseguia reduzir: comer fora de casa. Entenda-se aqui que não falo de jantares de fim-de-semana ou momentos de lazer à volta da mesa. Falo do dia-a-dia: os almoços rápidos, os cafés, os lanches, etc.



Almoço. Todos os dias da semana almoçava fora com valores entre os 6 e 8 euros. Ao fim do mês (22 dias uteis), para uma média de 7 euros, gastava por mês 154 euros! Hoje em dia raramente almoço fora em dias de semana.

Pequeno-almoço. Sempre soube que esta era uma despesa desnecessária, mas nem por isso abdicava dela. Desculpava-me com o facto de ser mais prático e poucar tempo a sair de casa de manhã. Todos os dias, uma média de 1,5 euros, que ao fim do mês somava um total de 33 euros.

Lanche. Não era mais do que uma repetição do pequeno-almoco e portanto, mais 33 euros por mês. Desculpava-me com o facto de ir trabalhar até tarde para gastar esse dinheiro.

Cafés nos intervalos das refeições: No minimo dois por dia, o que somava mais 22 euros por mês.

Fora de casa, em almoço, pequeno-almoço, lanche e cafés gastava cerca de 242 euros. Era muito. Lembrei-me que houve alturas da minha vida em que tinha de contar moedas para conseguir ir almoçar fora e fiquei até um pouco envergonhado comigo próprio. Cortei completamente com estas despesas e aproveitei para começar uma nova forma de vida, mais saudável. Hoje em dia levo comida para onde quer que vá, sempre que possível, com um custo de supermercado de 70 euros mensais. O café larguei por completo, embora com muitas recaidas. Um corte efectivo de 172 euros e uma nova alimentação, mais saudável. Possivelmente a melhor das decisões que tomei.

Sem comentários:

Enviar um comentário