27 julho 2012

O supermercado, esse poço de dinheiro e tempo



Se passa o Domingo de manhã num supermercado, talvez seja hora de mudar. Perder umas horas do dia, todos os fins-de-semana, para comprar umas dezenas de produto é um desperdicio de tempo.

Ao longo dos ultimos anos tentei ultrapassar esta problema de duas formas. A primeira táctica involvia ir ao supermercado à noite. Com a maioria dos supermercados a fechar às 23h ou mais tarde, nada como fazer compras próximo dessa hora. Prateleiras abastecidas, poucas pessoas e quase sem filas nas caixas. Ainda assim, esta não era a solução ideal.


À cerca de dois anos atrás aderimos às compras online. Não foi uma decisão facil aqui por casa, mas temos mantido um sistema de compras do mês online e pequenas compras aqui na zona.

Fazer as compras online tem algumas vantagens, mas como tudo, necessita de alguma habituação. Nós optamos por usar o Continente Online. Confesso que a experiência de compra pela primeira vez é um pouco lenta. Demora-se bastante a encontrar os produtos no site, obriga a alguma atenção, mas depois da primeira vez, o processo agiliza-se.

Fizemos uma lista de compras mensal, onde temos os essenciais. Uma vez gravada a lista, podemos encomendar tudo com apenas alguns cliques, sem necessidade de voltar a escolher. Utilizar uma lista fixa obriga desde logo a uma certa contenção. Sabemos à partida que vamos gastar aquele dinheiro em supermercado e deixa de haver espaço para despesas extras.

Uma vez por mês, encomendamos as compras. É um processo de 3 minutos. Se precisarmos de algo extra a juntar à lista pode demorar até 15 minutos. A entrega é feita à porta de casa. Acabou-se o : pegar no carro, ir até ao supermercado, fazer compras, espera na fila, meter tudo no carro, guiar até casa, carregar compras até terceiro andar, voltar a ir lá abaixo, nova subida para cima... etc.

Para quem tenha receio de experimentar, o serviço que prestam é melhor do que eu esperava. Sempre que não têm um dos produtos que foi encomendado, telefonam e perguntam se quero substituir por outro. Até hoje nunca se enganaram em nada e nunca cá chegou comida estragada ou nada danificado.

Lado negativo disto tudo? Existe um. Este serviço paga-se. O custo depende da disponibilidade que temos de estar em casa. No final da encomenda surge um calendário com horários e os preços. Se tiverem o dia todo em casa e não vos fizer diferença que apareçam lá de manhã ou de tarde, fica por menos de 4 euros a entrega. Se quiserem um intervalo de tempo mais apertado (por exemplo, entre as 14 e as 18h), já vos fica por cerca de 8 euros. A meu ver, o que poupam de tempo, gasolina, desgaste e paciência vale bem o preço da entrega.

Apesar disto tudo ainda visitamos regularmente os mercados aqui da zona, para comprar fruta ou vegetais. Mas são compras descomprometidas, normalmente realizadas no regresso para casa do emprego.

Notámos logo uma redução dos custos com este sistema de compras online. Deixaram de existir aquelas compras extras que eram fruto do momento: guloseimas, vinho, doces, sobremesas, etc. Sempre que queremos algo assim temos de ir comprar aqui na zona e isso reduz um pouco a vontade de comprar.

Também esta foi uma das melhores decisões que fizemos. Já não me lembro da ultima vez que perdi uma manhã no supermercado.

Nunca experimentei outro serviço concorrente, pois tenho estado bastante contente com este, mas podem ver aqui um artigo com algumas comparações de custos de entregas.

Sem comentários:

Enviar um comentário