08 julho 2012

Mas afinal, qual é o minimo para viver ?


Já estive em vários empregos, o que significa que já passei várias vezes por aquele momento em que de olhos ligeiramente desviados para o lado dizemos a alguém “vou-me embora”. Aos 18 anos não há muito a pensar. Pelos 30, já fazemos muitas contas. Existe uma casa para pagar, um carro para pagar, mais mil coisas para pagar. O que é essencial ? Quanto é que gasto em cada coisa? O que é que posso cortar ? O mais importante: qual é o minimo que preciso para viver ?

A pergunta que me ficou mais na cabeça foi: “Mas por que raio não sei isto de cabeça? Afinal de contas, eu sou um tipo organizado e poupado!”. Na minha cabeça este pensamento envolvia algumas asneiras, mas poupo-vos disso.



Sabia os valores por alto. Sabia quanto me sobrava do salário depois de tudo pago. Sabia quanto gastava na prestação da casa. Mas, na verdade, não sabia muito mais. Quanto gasto em café por mês? e por ano? E em gasolina, quanto é gasto a passear e quanto é gasto a ir para o emprego ? Quanto gasto em pão? Quando gasto em restaurantes?

Decidi que ia passar um mês a contabilizar ao cêntimo quanto gastava.

Sem comentários:

Enviar um comentário