29 setembro 2013

Clear your stuff, clear your mind

Alguns anos atrás...

É sábado de manhã. São 7 da manhã. Tenho de levantar-me e sentar-me ao computador para trabalhar um bocado.

Saio da cama e vou para a casa de banho arranjar-me, tomar um banho. O lavatório está cheio de caixas e embalagens. Porque é que temos tantas escovas de dentes ? Temos 4 tipos diferentes de shampoos ? Entro na banheira. Para agarrar o gel de banho caem 2 ou 3 embalagens de outra coisa qualquer. Penso “tenho de arrumar isto”.

24 setembro 2013

Emails

Ultimamente tenho recebido alguns emails com perguntas. Existe uma pergunta que tem sido popular e talvez seja melhor falar aqui um pouco para quem esteja interessado.

Algures num post anterior falei do facto de cá em casa termos apostado cada vez mais em fazer as nossas compras do supermercado online e desde então recebo por vezes uns emails a perguntar se vale a pena, quanto custa, etc...

23 setembro 2013

Um guarda-roupa minimalista

A um canto da casa está um cesto enorme de roupa para lavar. A roupa já não cabe no cesto e espalha-se pelo chão. Noutro canto, um cesto enorme de roupa para secar. Por cima da tampa do cesto empilha-se a roupa. Está roupa na corda a secar faz uns dias. Prêve-se um domingo de volta da roupa, em frente à televisão, a passar a ferro a tarde inteira, com o barulho da máquina de lavar no fundo. A ver se não chove.

Esta já não é a minha casa e os meus invernos já não são assim. Nunca tive muita roupa, mas quando abraçei com mais força o minimalismo, passei a ter quase só o essencial. Tenho cinco camisas que vou trocando diariamente com três calças. No Inverno juntam-se três camisolas e alguns casacos. Não tenho muito mais que isto.

08 setembro 2013

Ser minimalista é ser pobre ?


Algumas semanas atrás falava com uma pessoa sobre as minhas aventuras com o minimalismo e apercebi-me de que existe alguma confusão sobre o que é ser minimalista, quando esta pessoa me pergunta se não deveria ter coisas mais baratas.

O meu amigo assumiu que ser minimalista é viver a gastar o mínimo possível. Algo como: não devias ter um carro mais barato a cair de podre? E um computador mais barato todo arrebentado? E um telemóvel daqueles de 20 euros ?